Governador Wanderlei Barbosa assina termo de compromisso para criação do primeiro Centro Especializado em Assistência aos Autistas no Tocantins
Assinatura ocorreu durante o 2º Encontro de Pais de Autistas do Tocantins, no auditório da OAB, em Palmas, nesta quarta-feira, 2; previsão para início dos atendimentos é de 90 dias
por Rafael de Oliveira/Governo do Tocantins
publicado: 02/04/2025 13:10:00 – atualizado: 02/04/2025 14:02:06

O Centro Especializado está em desenvolvimento há cerca de um ano e, agora, está consolidado para proporcionar avanços no tratamento e oferecer uma melhor assistência para a comunidade.
A Secretaria de Estado da Saúde também criou a Superintendência da Pessoa com Deficiência, onde buscamos promover políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência e assim fortalecer ainda mais a atenção, a conscientização, o acolhimento e o cuidado”, assegurou o secretário.
Na ocasião, o secretário de Estado da Administração, Paulo César Benfica Filho, enfatizou a relevância da ação. “A criação do Cetea é uma excelente notícia para que possamos avançar no tratamento adequado das pessoas com TEA. Este evento [2º Encontro de Pais de Autistas] é importantíssimo, especialmente para fomentar políticas públicas de inclusão. No Dia Mundial de Conscientização do Autismo, a Secad [Secretaria de Estado da Administração] é parceria na realização desta e de outras iniciativas da causa”, enfatizou.
A superintendente da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência da SES/TO e fundadora da Associação de Pais, Amigos e Profissionais dos Autistas do Estado do Tocantins (Anjo Azul), Rosa Helena Ambrosio, pontuou que a implantação do Centro Especializado marca o início de uma jornada de avanços significativos para as pessoas com TEA no Tocantins. “Este projeto é o resultado de um trabalho árduo que começou há anos e, atualmente, estamos vendo os frutos desse esforço. A implementação do Cetea é um passo importante para proporcionar cuidados especializados às pessoas com TEA que, agora, terão acesso a serviços qualificados e um acompanhamento integral”, pontuou a superintendente.
2º Encontro de Pais de Autistas
O 2º Encontro de Pais de Autistas é promovido durante esta quarta-feira, 2, pelo Governo do Tocantins, por meio das secretarias de Estado da Saúde (SES/TO) e da Administração (Secad), com uma vasta programação direcionada às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e familiares, com serviços, troca de experiências, homenagens e apresentações artísticas e culturais.
A programação inclui a oferta de serviços como cortes de cabelo infantil; design de sobrancelhas; maquiagem; massagem; ventosaterapia, além de atendimentos jurídicos e nutricionais. Além disso, exames oftalmológicos e outras ações de saúde foram realizadas, com música ao vivo e muita diversão.
Weslene Nunes Fernandes, mãe do pequeno Davi Nunes de Oliveira, de 2 anos e 9 meses, falou sobre a importância de eventos como este para a integração entre as famílias e comemorou a notícia da criação da unidade especializada. “Esse é o primeiro encontro que participo e estou cheia de expectativas para aprender mais sobre o autismo. Aqui, recebemos uma ótima notícia, porque o tratamento particular é muito caro e eu tenho muita esperança, porque meu filho ainda não fala e, com o tratamento, ele tem a possibilidade de falar e socializar. Quanto mais rápido o tratamento começar, melhor”, expressou.
INDSH
Atuando desde a década de 1950, o Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH) é uma Organização Social de Saúde (OSS) focada na gestão de hospitais, clínicas, unidades de referência e de pronto-atendimento, prestando serviços nas áreas de assistência social e saúde, na promoção do bem-estar do paciente e de uma boa gestão médico-hospitalar.
Edição: Alba Cobo
Revisão Textual: Marynne Juliate








