Educação

Unitins divulga edital de convocação para Junta Médica e bancas de heteroidentificação

Procedimento é obrigatório para validação das informações apresentadas no ato da inscrição

por Lara Fogaça/Governo do Tocantins

publicado: 10/07/2025 09:29:00 – atualizado: 10/07/2025 13:26:24

A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) divulgou nessa quarta-feira, 9, o edital de convocação dos candidatos aprovados e classificados para as vagas reservadas às pessoas com deficiência (PcD) e autodeclarados pretos ou pardos, no Vestibular 2025/2.

A lista publicada (acesse aqui) considera para o procedimento de verificação das informações apresentadas pelos candidatos, o limite de até três vezes o quantitativo de vagas ofertadas nas modalidades.

O candidato selecionado deverá apresentar, além do documento de identificação oficial original, documentação que o comprove como egresso da rede pública de ensino e relatório médico original, este último somente para candidatos à vaga PcD.

Demais recomendações essenciais estão descritas nos editais, considerando as especificidades de cada modalidade de apresentação.

Os agendamentos serão realizados individualmente, respeitando as datas e os horários divulgados nos editais, sendo as bancas de heteroidentificação a serem realizadas por videochamada, via plataforma Google Meet, e os procedimentos de apresentação à Junta Médica, na modalidade presencial. O não comparecimento implicará na eliminação do candidato no processo seletivo.

Somente após aprovação na avaliação de heteroidentificação ou Junta Médica, o candidato poderá ser convocado para a realização da matrícula no curso para o qual foi aprovado.

Cotas

Do total das 160 vagas ofertadas no Vestibular 2025/2, a Unitins destinou 50% ao sistema de reserva para egressos da rede pública de ensino, em conformidade com a Lei Estadual n° 3.458, de 17 de abril de 2019. Dentro desse percentual, aplicam-se a seguinte relação de reserva: 5% para candidatos autodeclarados pretos; 27,5% para candidatos autodeclarados pardos; 2,5% para candidatos indígenas; 2,5% para pessoas com deficiência.

Edição: Thâmara Cruvinel

Revisão Textual: Marynne Juliate

Somente após aprovação na avaliação de heteroidentificação ou Junta Médica, o candidato poderá ser convocado para a realização da matrícula no curso para o qual foi aprovado – Unitins/Governo do Tocantins

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *